7 Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança – Dirigir um motorhome proporciona uma sensação única de liberdade e aventura, mas também exige cuidados especiais para garantir a segurança de todos a bordo. Confira sete dicas essenciais para ajudá-lo a navegar com segurança pelas estradas enquanto desfruta da sua viagem de motorhome.
7 Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança
1 – Conheça o seu motorhome e acostume-se com suas dimensões
O primeiro passo é ter noção do tamanho do seu carro, afinal quando falamos de motorhomes e campers, falamos de um universo que pode conter veículos enormes e minúsculos. Portanto, se adequar ao seu motorhome é essencial, seja ele um carro, uma Kombi, uma Van maior ou um ônibus. Faça testes de baliza, simule estacionar em vagas verticais e vagas em 45º. Um ponto importante também é medir a altura do seu veículo, pra evitar acidentes entrando em shoppings, mercados ou ao passar embaixo de pontes que não são tão altas.
As Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança são muitas, mas o diferencial é elaborar um adesivo para colar no vidro, do lado interno com todas as medidas e com o peso total do seu motorhome. Essas informações serão sempre uteis durante o seu deslocamento, seja pra onde for.
Se você viaja acompanhado, sempre peça ajuda ao estacionar pra dar aquela olhadinha até acostumar com o tamanho do carro. Pra quem viaja sozinho, uma excelente opção são as cameras traseiras e laterais, como essa aqui. Ela vai ajudar muito nos dias de baixa visibilidade, chuva ou quando não tem ninguém pra ajudar na manobra delicada. Uma ótima dica é desligar o som e abrir as janelas, isso vai aguçar a sua atenção no que está fazendo e permitirá que você perceba e ouça tudo que está acontecendo.
2 – Mantenha a estabilidade sempre
Quando falamos em estabilidade, a maioria das pessoas pensam em estrada e em velocidades mais elevadas, mas quando falamos em dicas para dirigir motorhome com segurança, a estabilidade pode interferir ao dobrar de uma esquina. Principalmente quando se trata de veículos maiores e mais altos, é importante considerar o balanço total do conjunto.
Ao dobrar uma esquina por exemplo, quanto mais comprido for o seu motorhome, mais aberta você precisa fazer a curva, para que não acerte os obstáculos no lado interno da curva, mas também com cuidado para não abrir demais a curva e precisar de uma manobra pra não bater em nada no lado externo da curva. Cameras e sensores também são bem vindos pra veículos muito grandes.
A velocidade também interfere no raio da curva e na inclinação do motorhome. Quanto mais rápido fizer um curva ou dobrar uma esquina maior vai ser o balanço de inclinação vertical e isso pode levar à um tombamento, ou no menor dos problemas, portas e gavetas abrindo e tudo caindo dentro do seu motorhome. Um conselho é sempre conhecer o quanto seu veículo balança e inclina em curvas e desvios e estar sempre atento aos limites de cada motorhome.
3 – Descidas e Freios
Uma das melhores Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança é prestar atenção nos freios e no trajeto de forma geral, mas principalmente nas descidas. Você está com um veículo grande e pesado, isso fará uma baita diferença em uma descida de serra. Portanto, é essencial sempre descer engrenado ou engatado em 2º ou 3º marcha, dependendo da velocidade e do carro. Fazendo isso você acaba aliviando um pouco o trabalho dos freios, que se aquecerem demais poderão perder completamente a sua eficiência.
Como ninguém quer ficar sem freio numa descida, lembre-se sempre de descer com o cambio engatado/engrenado e utilizar o freio em doses parciais, pois segurar o pedal do freio “de leve” também aquecerá o disco e as pastilhas e você pode ficar sem freio. Alguns proprietários elaboram até alguns itens para direcionar mais ar pra região dos freios a fim de melhorar o fator superaquecimento, mas vai de cada um e os cuidados citados ainda assim terão de estar presentes para evitar sustos e acidentes.
4 – Cuidado com Subidas Íngremes
As Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança em subidas íngremes são simples: cuidado e atenção com o peso do seu carro e potência do seu motor, preserve a sua caixa de cambio. Explicando melhor, quando você se deparar com uma subida muito íngreme é necessário analizar as condições e ter um pouco de conhecimento do seu carro pra ter certeza que ele conseguirá subir.
Ao iniciar a subida, procure manter marchas baixas 1º ou 2º e um ritmo constante sem muita aceleração pra evitar o consumo elevado, mas acelerando o suficiente para que o motorhome não perca força no meio da subida. Caso aconteça isso, reduzir uma marcha é a melhor solução e sempre que estiver em primeira marcha você deve transitar com os pisca-alertas ligados. Isso porque se faltar força, você irá precisar parar completamente, e talvez descer de ré tudo o que você já subiu.
Por isso vale a pena sempre treinar andar de ré no seu motorhome, várias vezes durante a viagem será necessário voltar por um motivo ou outro. Falando em subidas, jamais volte com o carro desengatado e muita atenção com os freios. O motorhome descendo de ré tem ainda mais peso e os freios atuam majoritariamente nas rodas dianteiras, então talvez seja necessário o uso do freio de mão de forma gradual para ajudar a segurar o peso do veículo durante a descida.
Isso não é simples, mas não é impossível. Treine em pequenas descidas e depois vá buscando por tentativas mais íngremes, testar e conhecer seu motorhome antes de iniciar a sua viagem é imprescindível, você pode fazer isso em um domingo a tarde ou em uma rua que tenha uma inclinação razoável e que não tenha movimento. Vivenciar a ação na tranquilidade e ambiente controlado lhe trará a clareza e memória mental pra repetir essa ação quando for necessário. (A PRIMEIRA VEZ NÃO PRECISA SER PRA VALER!)
5 – Condições de Terreno e Calibragem de Pneus
Pra enfrentar todo tipo de terreno é preciso novamente considerar sempre o tamanho e peso do seu veículo e os pneus que ele utiliza. Aqui vou dar algumas Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança em vários tipos de terrenos.
- Asfalto: Aqui a regra é simples, sempre estar de olho na calibragem correta, verificar desgaste, bolhas e principalmente o alinhamento do carro que pode levar a um desgaste na parte interna do pneu, muitas vezes quase imperceptível à princípio. Também dei algumas dicas para dirirgir motorhome na chuva, mas separei nessa postagem aqui.
- Estrada de Terra/Chão Batido: O cuidado aumenta um pouco, considerando que haverá sempre algum ponto de erosão, buracos e pedras no caminho considere reduzir a velocidade e se tiver tremendo e chacoalhando muito, pare em um local seguro e murche um pouco os pneus, isso trará um pouco mais de absorção.
- Estrada de Terra Molhada/Lama: Considerando que você vai viajar por diversos estados e países, é inevitável encontrar uma situação dessas. Vale a pena investir em pneus mistos para passar com mais facilidade por esses trajetos, sempre em baixa velocidade e com aceleração leve e constante, o motorhome pesado pode escorregar lateralmente então busque sempre estar centralizado à estrada pra evitar cair em uma vala ou canaleta e não conseguir sair.
- Areia ou Terra Fofa: Aqui as Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança são todas pra não ficar atolado no caminho, manter aceleração leve e constante, acelerar muito só fará as rodas se enterrarem cada vez mais, isso vale pra quando estiver parado e for sair de uma praia ou de algum lugar com terra fofa. Se for passar um trecho maior, você deve murchar bem os pneus… ao ponto que eles fiquem um pouco mais largos na parte inferior mas não tanto para que os aros não causem danos à borracha, então murcha bem e isso vai ajudar muito a sair da areia sem atolar.
- Neve: Considerando viagens para américa latina, devemos levar em conta que enfrentaremos trechos com neve. Aqui o cuidado é redobrado e sempre que puder utilize correntes nos pneus para tracionar melhor.
Aconselho a todos os viajantes a investir em dois itens: um calibrador de pneus portátil (cabe no porta luvas) e um kit de sensores de pressão dos pneus, não é muito caro e ajudam demais em diversos momentos da viagem.
6 – Ultrapassagens e Vento Lateral
Muitas vezes viajando passamos por situações assim, certa vez na Argentina passei por essas duas situações combinadas e é uma experiência de aprendizado que quero compartilhar com vocês. Em um veículo pesado qualquer ultrapassagem ja exige mais atenção, e principalmente só ultrapasse se tiver absoluta certeza de que você tem tempo para concluir a manobra, e jamais, JAMAIS! Faça uma ultrapassagem antes de uma curva, essa é uma regra básica de direção em qualquer carro, mas é importante ressaltar.
Falando dos ventos laterais, você poderá passar por isso em diversos lugares do Brasil e da América Latina, o lugar que mais peguei ventos foi na Argentina, mas no nordeste do Brasil também há lugares onde você enfrentará algo assim. Nessa hora é importante manter a calma e ficar bastante atento ao volante, sim os ventos vão mudar a direção do seu motorhome e você precisará fazer correções constantes, use a sensibilidade, desligue o rádio para melhorar a concentração e siga tranquilo e atento em velocidade moderada, se precisar estacionar, opte sempre por parar de frente ou em 45º comparado com a direção dos ventos, claro quando for possível.
7 – Organização Interna da Cabine
Uma das melhores dicas para dirigir Motorhome com segurança é: Sempre mantenha seu banco ajustado, painel organizado e nunca deixe coisas soltas no interior da cabine. Isso pode inclusive causar acidentes, então a ultima dica e não menos importante é manter tudo organizado dentro do carro. Uma pequena garrafa pode rolar para a parte de trás do seus pedais e lhe impedir de acelerar ou freiar e isso é SÉRIO!
Objetos necessários à mão, dinheiro para o pedágio devidamente separado e garrafas e copos sempre em porta-copos que os mantenham firmes, leve no porta-luvas sempre um pequeno pedaço de EVA, pois as larguraas das garrafinhas de água podem variar e ter uma espuma ou EVA para calçar essa folga é uma dica ótima.
Chegamos ao Fim das 7 Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança!
Ressalto, além das dicas para dirigir Motorhome com Segurança que já demos, para que o condutor evite distrações como celular e GPS com o carro em rodagem. Lembre-se você não está só dirigindo por aí, você está levando a sua casa, uma situação complicada pode acabar te prejudicando de maneira muito maior, afinal um acidente te deixa sem carro e sem casa.
Essas foram as 7 Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança e se você tem mais alguma dica, compartilha aqui com a gente nos comentários! Estamos juntos para ensinar e aprender, e nos vemos na estrada!
Veja também Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança na Chuva e Dicas para Dirigir Motorhome com Segurança na Neblina
Respostas de 7
Por enquanto gostaria de acrescentar ao item 4 segundo parágrafo. Dizendo que: “Quando o veículo está em movimento, o pisca-alerta não deve ser acionado, pois pode confundir os demais motoristas e causar acidentes. Somente acionar caso realmente for parar. Porém, em situações de emergência, com alguém necessitando de atendimento imediato, o pisca-alerta pode ser utilizado em um veículo em movimento.”
Muito Obrigado pela sua colaboração Luis, realmente faz sentido sua observação! Principalmente em velocidade normal é bom evitar mesmo… mas quando está trafegando muito abaixo da velocidade da via eu costumava utilizar, não sei se é o mais correto, mas isso foi antes de ter a luz de advertência vermelha (Strobo) no meu veículo.
Dicas valiosas mesmo para motoristas experientes. Obrigada.
Que bom que gostou, espero que tenha lhe ajudado! Continue acompanhando nosso blog 😉
Somos iniciantes , em motor home eu e minha esposa, e essas dicas foram muito valiosas para nos ,muito Obrigado que Deus o abençoe grandemente
Que bom fico feliz e desejo boa sorte e muitos novos horizontes pra vocês! Por aqui sempre vou colocar conteúddo assim… volte sempre!