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Aquecedor a Diesel para Motorhome

Aquecedor a Diesel para Motorhome
Aquecedor A Diesel Para Motorhome

Aquecedor A Diesel Para Motorhome – Se há algo que pode transformar uma noite fria em uma experiência aconchegante, é um bom aquecedor a diesel para o seu motorhome. Quando as temperaturas caem lá fora, nada como o calor reconfortante dentro do seu lar sobre rodas. Mas com tantas opções no mercado, como saber qual é a melhor para você? Não se preocupe, aqui eu vou falar tudo sobre os principais modelos que você pode adquirir e apresentar suas vantagens e funcionalidades. Confira!

Vanlife Aquecedor Camper Motorcasa

Aquecedor a Diesel para Motorhome

Na hora de escolher um Aquecedor a Diesel para Motorhome é importante levar em consideração alguns pontos importantes como: tamanho do seu carro e pra qual região você irá viajar, isso pode te ajudar a definir qual o melhor modelo pra você.

Quanto custa um Aquecedor a Diesel para Motorhome?

Bom como podemos imaginar, existem diversos modelos e os preços vão de R$600,00 à R$2.300,00 reais dependendo do modelo, marca ou das especificações. No geral todos funcionam de forma bem similar, o que vai mudar entre um modelo e outro é o design, algumas funções adicionais, temperatura máxima e área de cobertura. Bora dar uma olhada em alguns modelos, e então você poderá escolher qual é o melhor para o seu projeto.

Quanto Custa Um Aquecedor A Diesel Para Motorhome Preço

Aquecedor a Diesel para Motorhome é perigoso?

Antes de tudo é importante dizer que o aquecedor a diesel para motorhome não emite monóxido de carbono (CO) para dentro do veículo, há uma saída para a parte externa do carro que libera todo o CO gerado na queima do combustível e o ar quente é soprado por um ventilador que fica atrás de um dissipador de alumínio. Pessoalmente, eu indico em todo caso ter um detector de CO no veículo próximo ao aquecedor, só por segurança. Afinal o monóxido de carbono é um gás incolor, inodoro, insípido e venenoso.

A quantidade de monóxido de carbono (CO) é medidas em PPM (Partes por Milhão), e isso é tão importante que vou até deixar uma tabela de risco.

  • 200 PPM: Dor de cabeça em 2-3 horas;
  • 400 PPM: Dores de cabeça e náuseas em 1 a 2 horas, com risco de vida em 3 horas;
  • 800 PPM: Pode causar convulsões, fortes dores de cabeça e vómitos em menos de uma hora, inconsciência em 2 horas;
  • 1,500 PPM: Pode causar tonturas, náuseas e inconsciência em menos de 20 minutos; morte em menos de 1 hora;
  • 6,400 PPM: Pode causar inconsciência após duas a três respirações: morte em 15 minutos.

 

Detector De Co E GásVeja essa tabela completa não tem como objetivo assustar você, muito pelo contrário é uma dica valiosa de como manter a sua segurança, pois há muita falta de informação sobre esse assunto aqui no Brasil, infelizmente vimos acidentes recentes de pessoas que dormiram em um carro de passeio com o ar condicionado ligado e acabaram falecendo, por desconhecerem os sintomas e não perceberem a presença do gás. É muito difícil ter concentrações altíssimas, então um simples detector de CO pode ajudar muito e te avisar caso algo esteja fora do normal.

 

Mas no geral considerando as diretivas de segurança na fabricação para aquecedores a diesel para motorhomes, você não deverá ter preocupações. As marcas são obrigadas a obedecer rigorosos testes de qualidade, segurança e a maioria é relacionado a emissão de gases nocivos.

Aquecedor A Diesel Para Motorcasa

Aquecedor a Diesel para Motorhome: Modelos e Especificações

Agora chegamos na parte mais interessante pra quem busca um Aquecedor a Diesel para Motorhome, vou te mostrar alguns modelos que existem no mercado e explicar um pouco sobre cada um deles. Falaremos sobre a potência que é medida em KW, consumo de diesel, tamanho e outros detalhes.

Aquecedor para Motorhome a Diesel com tanque Externo

Esse é o tipo mais comum e o mais utilizado pelos vanlifers e viajantes no mundo, por vários motivos: ele é compacto, ele tem um tanque externo, as peças podem ser trocadas facilmente no caso de quebra e ele possui um bom custo benefício. Você pode encontrar esse aquecedor em diversos formatos e tamanhos, eu vou colocar o tamanho mais utilizado aqui e vamos falar um pouco sobre ele.

Unidade aquecedora

Essa unidade fica interna no veículo, é responsável pelo aquecimento e ventilação do ar quente. Veja os detalhes na legenda:

Aquecedor A Diesel Para Motorhome:

  • 1 – Unidade Aquecedora
    • 1A – Entrada de ar interna
    • 1B – Saída de ar quente
    • 1C – Entrada de Diesel
    • 1D – Admissão de ar para queima
    • 1E-  Saída para o Sistema de Exaustão.
    • 1F – Chicote para Ligar termostato (painel)

 

A entrada de ar interna (1A) deve sempre ficar desobstruída, afinal é por ali que o sistema fará a circulação, ela suga o ar frio que está presente dentro do carro para aquecer e em seguida solta pela saída de ar quente (1B).

Cada sistema tem uma potência, nesse modelo você encontra de 2KW e 5KW o que ja é muito potente mesmo, considerando o uso em um motorhome (mesmo que seja um ônibus), essa potência é regulada geralmente por um painel de controle e alguns modelos tem até controle remoto, esse painel vai ligado no chicote elétrico da unidade aquecedora (1F). O chicote também é responsável por gerar a energia que fará a queima do combustível que entra pela entrada de diesel (1C) e utiliza um sistema vedado para os gases de combustão, tanto na admissão (1D) quanto na exaustão (1E).

Outros Acessórios do Aquecedor A Diesel Para Motorhome

Além da unidade aquecedora, existem outros componentes que também fazem parte do seu aquecedor a gás. Veja:

Aquecedor A Diesel Para Motorhome

  1. Tanque de Diesel do aquecedor;
  2. Painel de Controle Digital;
  3. Controle Remoto;
  4. Silenciador do sistema de escapamento;
  5. Tubos de escapamento;
  6. Linha de Combustível;
  7. Junta Isolante da Base;
  8. Filtro de Combustível;
  9. Chicote de Ligação Elétrica;
  10. Bomba Injetora e queimador Diesel;
  11. Direcionador de ar quente interno;
  12. Chapa de fixação;
  13. Parafusos, presilhas e outros itens menores.

 

Bom quanto a esses itens não preciso detalhar muito, pois da pra entender como funciona mais ou menos o sistema, o tanque armazena o diesel, o sistema de escape tem um silenciador pra manter o baixo nível de ruído, o painel e o controle remoto ligam, desligam e controlam a temperatura, o filtro é essencial par não entupir a bomba queimadora de diesel com partículas (muito comum em postos antigos em toda a América Latina) e por fim o direcionador você encaixa na saída de ar quente pra direcionar o ar para a direção desejada.

Esse produto em questão não tem uma marca específica, inclusive eu cobri a marca com o logo do Vanlife apenas para indicar que é um item demonstrativo. Mas agora vamos às considerações sobre os aquecedores

Potência e Consumo do Aquecedor à Diesel para Motorhome

Geralmente os aquecedores à diesel para motorhomes tem uma potência de 2KW e 5KW, e pra qual ocasião cada um é indicado? Bom, primeiro vale pensar no cenário… se você quer viajar apenas pelo Sul do Brasil e regios frias sem neve você poderá utilizar tranquilamente o modelo de 2KW, independente do tamanho do seu motorhome em alguns minutos ele estará super quentinho por dentro. Agora se você quer chegar ao fim do mundo (Ushuaia), ver neve, explorar o inverno Patagônico aí eu indico pra você o aquecedor com potência de 5KW. Além disso, os aquecedores tem uma diferença no tamanho, que deve ser considerada no seu projeto.

Aquecedor De Motorhome Para Neve

Pra ficar mais simples, os aquecedores de 2KW conseguem trabalhar em temperaturas de até -20ºc soltando ar quente de até 80ºc, quanto mais frio estiver o clima mais tempo irá levar para aquecer todo o interior do motorhome. Já o aquecedor a diesel para motorhome de 5KW trabalha em temperaturas de até -40ºc e consegue soprar o ar aquecido a até 200ºc, aquecendo o interior do veículo de maneira muito mais rápida.

Outra diferença entre os dois é o consumo de diesel, o aquecedor de 2KW consome cerca de 0,1 litros de diesel por hora, ou seja, a cada 10 horas ligado ele gasta 1 litro de diesel, já o aquecedor de 5KW gasta cerca de 0,45 litros de diesel por hora, sendo assim a cada 10h ele consome 4,5 litros de diesel, porém o aquecedor de 5KW acaba sendo mais econômico em temperaturas de até -10ºc porque ele aquece o ambiente mais rápido, então o tempo de uso acaba sendo menor e mesmo com o consumo por hora mais elevado ele leva vantagem em relação ao aquecedor de 2KW.

Aquecedor A Diesel Para Motorhome 2Kw Vs 5Kw

Ambas as versões são bem compactas, a unidade mais potente de 5KW mede cerca de 35cm de comprimento por 15cm de altura e 15cm de largura, e a unidade de 2KW mede 25 cm de comprimento por 11 cm de altura e 11 cm de largura, claro, é sempre bom verificar o tamanho do aquecedor no momento da compra pois cada marca tem seu tamanho e existem diversas variações entre um fabricante e outro.

Aquecedor para Motorhome a Diesel com tanque Interno

Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno

O funcionamento e as partes são idênticas ao outro modelo, porém como o nome já diz essa unidade aquecedora possui o tanque de diesel acoplado, pra veículos menores isso pode ser um problema ou uma solução, visto que ele “pode ser móvel”, digo pode ser, pois ele precisa de uma saída de monóxido de carbono para fora do veículo, ou seja, há algumas limitações quanto a mobilidade do aquecedor. E pra veículos maiores onde ele fica fixo não há muitos problemas, a não ser o ponto de abastecimento que fica na parte superior, sendo necessário deixar um espaço para abastecer.

Ele é muito utilizado por quem utiliza carros de passeio e barracas e barracas de teto, porque a unidade fica completamente fora da barraca exposta ao tempo sem problemas, e você pode ajustar tudo pelo controle remoto de dentro da sua barraca, claro que estando em uma região mais perigosa você corre o risco de ser roubado durante a noite e acordar sem o seu aquecedor, mas pra tudo tem um jeito e quem sabe eu posto no futuro o projeto de como proteger seu aquecedor quando ele fica externo.

Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque

Eu pessoalmente prefiro o sistema com tanque separado, ele permite mais flexibilidade no projeto, ainda mais pensando que temos um espaço bem limitado é legal poder ter cada coisa organizada em um lugar e conseguir melhorar a disposição geral do sistema, em algumas adaptações o tanque de diesel fica fora do veículo o que é ainda mais interessante para o abastecimento.

Aquecedor a Diesel para Motorhome: Veículos à Diesel

Existe também um modelo de Outros Acessórios do Aquecedor A Diesel Para Motorhome sem o tanque de diesel próprio, que utiliza o diesel do próprio veículo para funcionar, obviamente ele só funciona em veículos à diesel e é um pouco menor, embora pareça funcionar da mesma forma, eu nunca testei ou vi testes sobre esse produto específico mas acredito que funcione de maneira similar, ele é bem mais barato do que os aquecedores com tanque externo, o que me preocupa um pouco com relação à qualidade porém o ponto negativo é que ele só funciona com o carro ligado, na verdade com a chave ligada no primeiro estágio, e há um botão de liga e desliga no aparelho mas parece ser algo de qualidade bem inferior. Esse específicamente eu não recomendo pois teria de fazer muitas adaptações pra ficar bom.

Aquecedor A Diesel Para Motorcasa

 

Modelos de Aquecedor a Diesel para Motorhome

Você pode escolher entre os diversos modelos, se você for comprar no Aliexpress ou na Amazon internacional, lembre-se de ver sempre o preço do frete e considerar as taxas de importação que com certeza serão de 92% (importação + ICMS para o estado de São Paulo), essa taxa é calculada em cima do valor do produto + frete.

Veja a seguir alguns modelos de aquecedor a diesel para motorhome que eu separei pra vocês, clicando nas fotos você poderá acessar os links para adquirir o aquecedor. Todos os links são de compras internacionais pois não encontrei uma loja nacional com preço que tivesse um bom custo benefício, a maioria das lojas comercializam o aquecedor em torno de R$3.200 reais, enquanto comprando da China (o mesmo produto) tem preço médio de R$1.200 sem taxas ou R$2.000 com as taxas de importação dependendo do modelo.

Aquecedor a Diesel para Motorhome: Veículos Diesel

 

Aquecedor A Diesel Para Motorcasa
Só Para Veículos À Diesel (Não Recomendo) – Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.

 

Aquecedor a Diesel para Motorhome com Tanque Interno

Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno - Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno Slim
Aquecedor Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno Slim - Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno Slim Multi 4 Saídas
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Com Tanque Interno Slim Multi 4 Saídas – Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.

 

Aquecedor a Diesel para Motorhome com Tanque Externo

Pra mim esta é a melhor opção entre todos, principalmente para Kombis, Vans e Campers

Aquecedor Para Motorhome A Diesel Tanque Externo
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Tanque Externo 5Kw – Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Tanque Externo 2Kw
Aquecedor Para Motorhome A Diesel Tanque Externo 2Kw – Clique Na Foto Para Acessar O Link De Compra.

 

Aquecedor a Diesel para Motorhome: Acessórios e Peças Adicionais

Bom você já viu alguns modelos de aquecedores a diesel para motorhome, e agora vou mostrar pra vocês algumas peças utilizadas para customizar e adaptar algumas funções no seu aquecedor, vou inserir as fotos e a descrição de cada uma das peças e se você quiser adquirí-las, basta clicar na foto da peça e você será direcionado para o link de compra.

O primeiro acessório que vou falar são essas saídas de ar para aquecedores a diesel para motorhome, elas se encaixam no seu aquecedor e podem ser úteis para adaptações, principalmente as que possuem duas saídas. Afinal o aquecedor pode servir como desembaçador em veículos como a Kombi que não possuem desembaçador no vidro dianteiro.

Já esse é uma alternativa parecida, ao invés de captar o ar da única saída ele substitui a tampa frontal inteira, você pode optar por ter uma saída maior, duas saídas em diagonal, duas saídas alinhadas verticalmente e até 4 saídas para fazer o split e dividir as saídas de ar para diferentes partes do veículo.

Outra coisa importante, pelo menos eu indico sempre é trocar a mangueirinha original que vem no aquecedor por uma mangueira mais robusta, não há nenhuma pressão de diesel nessa linha, mas a original é bem frágil e resseca com o tempo, como não gosto de ter que fazer manutenções de tempos em tempos, prefiro colocar algo mais robusto e me preocupar menos com esse detalhe. Assim ganho mais tempo entre as verificações e manutenções.

 

Enfim, finalizando nosso artigo sobre aquecedor a diesel para motorhome, eu ressalto que cada projeto é único e eu tentei ser o mais claro e explicativo o possível pra que vocês compreendam cada detalhe sobre esse item, eu espero que essa matéria tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas e se você ainda tem alguma dúvida ou informação complementar sobre aquecedores a diesel para motorhome, por gentileza deixe nos comentários que farei questão de responder a todos.

Eu fico por aqui e indico pra você dar uma olhadinha na publicação sobre Como Montar um Kit de Sobrevivência para Motorhome!

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